xar-pei - meaning and definition. What is xar-pei
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is xar-pei - definition

Shar-Pei; Shar Pei
  • Shar pei adulto

xar-pei      
s.m.
-cinol
1 raça orign. chinesa de cães, cuja pele é muito solta e enrugada, esp. nos filhotes, e a língua, negro-azulada
2 cão dessa raça
-gram pl.: xar-peis
-etim chn. (Guangdong) 'areia' + péi 'pelagem'; cp. shar-pei
Pey         
COMUNA FRANCESA
Pey é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento Landes. Estende-se por uma área de 13,76 km².
Política Externa Independente         
FASE NA HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA
Política externa independente
A Política Externa Independente (PEI) foi uma visão das relações internacionais do Brasil, inaugurada com a posse de Jânio Quadros como Presidente do Brasil em janeiro de 1961 e continuada, porém com outros aspectos de condução e implementação, pelo sucessor na presidência, João Goulart (1961-1964).

Wikipedia

Shar-pei

Shar-pei (em chinês: 沙皮狗) é uma raça canina oriunda da China. Foi utilizado originalmente como cão de luta, caça, guarda e pastoreio em fazendas. É conhecido por suas rugas e dobras de pele, e sua língua "azul".

É considerado eficiente, já que as características buscadas para tal foram alcançadas: é silencioso o bastante para ser um animal de guarda, por exemplo. Considerado também animal de companhia, não perdeu suas características de temperamento para trabalho, como a eficiência como cão pastor e de rastreamento. Fisicamente, o shar-pei possui uma carranca e a boca pigmentada de preto, o que, de acordo com os chineses, afugentaria os maus espíritos e a imponência de sua postura demonstraria que jamais foram desafiados. Shar-pei e Chow Chow são, provavelmente, as únicas raças de cães que não têm a língua rosa.